ProconRS alerta consumidores sobre problemas em compras pela internet
27/11/2014
A quinta edição da Black Friday Brasil acontece nesta sexta-feira (28) e promete grandes descontos nas compras no comércio, sobretudo pela internet. Buscando evitar que problemas como a maquiagem de preços e o clima de desconfiança ocorram, o ProconRS elaborou uma série de dicas e recomendações.
Falsos descontos/Compras pela metade do dobro
Analisar os valores dos produtos, pois muitas lojas dobram o valor do produto, oferecem desconto de 50% e o consumidor acaba pagando o valor real do produto sem desconto algum.
Preços promocionais não anulam direitos
Estar ciente que os preços promocionais não anulam os direitos do consumidor, a empresa não pode desrespeitar você só porque cobrou barato por um produto. Se o cliente tiver algum problema, reclame. A loja tem que responder e resolver o problema. Se o cliente comprou um produto no calor do momento, mas depois se arrependeu, tem até sete dias para cancelar o pedido. A empresa deve estornar 100% do valor, incluindo frete.
Loja confiável
O consumidor deve consultar se a loja em que pretende efetuar suas compras é realmente segura. O primeiro passo para saber se a loja é confiável é conferir os sites que apresentam ranking de reputação, como p.ex. o www.consumidor.gov.br e o www.reclameaqui.com.br. Outra dica muito importante é verificar os canais de atendimento da empresa. Conferir o CNPJ ou CPF do responsável pela empresa, se possui endereço físico.
Sites das lojas
Conferir se o site que se está comprando é oficial, pois nesta época muitos sites clonados surgem na internet para ludibriar os internautas. Observar se o endereço do site começa com “https://” e se o cadeado está ativo (ícone de cadeado amarelo em uma das extremidades da página). Para concluir a verificação e necessário clicar no cadeado e conferir se as informações correspondem ao endereço na barra de navegação do computador.
Evitar em clicar em anúncios que chegam por e-mail
É importante evitar de clicar com links enviados por e-mail, pois pode ser enviado e-mails falsos com nome de marcas famosas, contendo vírus que podem invadir os computadores e assim conseguir acesso a todas informações pessoas que nele consta. O mais seguro é sempre digitar o endereço da loja para procurar o produto desejado. Não esquecendo de ter instalado em seu computador programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados).
Cuidar com o muito barato
Mesmo na Black Friday ficar atento aos produtos com valores bem aquém daquele normalmente praticado. Ou seja, atenção redobrada com o muito barato. Os descontos podem ser generosos nesta época, todavia quando os produtos estão com preços módicos, praticamente irrisórios, muito cuidado, porquanto pode se tratar de algum golpe.
Texto: Assessoria SJDH
Edição: Redação Secom