PROCON RS divulga a lista com as 20 empresas mais reclamadas
O Procon RS já atendeu no ano de 2012 mais de 5000 pessoas diretamente na sede do órgão. Os registros não consolidam os dados, mas, seguramente por meio eletrônico e telefone o numero de atendimentos é triplicado.
Como o atendimento prioritário do Procon RS é para pessoas que não tenham Procon em sua cidade a criação de mecanismos alternativos de atendimento são fundamentais.
A área de assuntos financeiros é a que lidera o número de atendimentos representando 30,81 das demandas apresentadas. Em segundo lugar a área de produtos com 24,79%, e serviços essenciais 19,19%.
O índice de resolutividade do Procon RS em seu setor de atendimento é de mais de 90%, ou seja, a cada dez consumidores que se socorrem do Procon nove consumidores tem a solução do seu problema.
A demanda atendida no Procon RS dos municípios de Viamão e Alvorada representa mais de 60% do total de atendimentos realizados presencialmente no órgão.
Com relação aos problemas mais recorrentes aparece em 1º lugar a cobrança indevida ou abusiva que chega próximo a 30% do total de atendimentos seguida da falta de cobertura de garantia que gira em torno de 10%.
Com relação aos assuntos mais recorrentes aparece Banco Comercial e cartão de crédito com 20%, Telefonia celular com 15% , e TV por assinatura com 10%.
EMPRESAS:
CLARO S.A.
SKY BRASIL SERVIÇOS LTDA 3
14 BRASIL TELECOM CELULAR S/A 2
BANCO ITAUCARD S.A.
BRASIL TELECOM S/A
HIPERCARD BANCO MULTIPLO S.A./ ITAÚ
MAGAZINE LUIZA S/A
VIVO S.A.
BANCO SANTANDER (BRASIL) S.A.
LOJAS COLOMBO SA COM
TELESP CELULAR S/A/ VIVO
TERRA NETWORKS BRASIL S/A
TIM CELULAR S.A.
BANCO VOTORANTIN
BANCO BMG SA
IBI PROMOTORA DE VENDAS LTDA.
CARREFOUR COMERCIO
WMS SUPERMERCADOS DO BRASIL LTDA.
BANCO BRADESCO SA
BANCO ITAU S/A
CAIXA ECONÕMICA FDERAL
Fonte: www.procon.rs.gov.br